sexta-feira, 21 de maio de 2010

Boas Novas e a Pessoa X

"...o evangelho são boas notícias, especialmente para aqueles que não acreditam nele.

Imagine uma rua comum numa cidade comum num país comum, se é que há um lugar assim. Vamos imaginar que a Pessoa X mora numa casa dessa rua. Na casa ao lado há um hindu, e do outro lado há um muçulmano. Do outro lado da rua há um ateu, ao lado dele mora um agnóstico e na porta do outro lado, alguém de Ohio.

Imagine que a Pessoa X se torne uma cristã. Talvez ela tenha lido algo ou teve amigos que a inspiraram a aprender mais, ou talvez ela teve um vício e através da recuperação ela rendeu sua vida a Deus. De qualquer forma, ela se tornou uma seguidora de Jesus. Digamos que ela comece a viver segundo os ensinamentos de Jesus, de fato levando-o tão a sério que ela se torne uma convincente força para o bem no mundo. Ela está se tornando mais generosa, mais compassiva, mais perdoadora, mais amorosa. Ela está se tornando uma vizinha melhor ou pior? Se fossemos seus vizinhos, estariamos estarrecidos a respeito de sua nova fé. Nos sentiríamos cada vez mais gratos por termos uma vizinha como essa. Desejaríamos que houvesse mais pessoas assim.

Vamos observar algumas coisas sobre essa rua. As boas notícias de Jesus são boas notícias para a Pessoa X. São boas notícias para os vizinhos da Pessoa X. São boas notícias para toda a rua. São boas notícias para as pessoas que não acreditam em Jesus. Temos que ser bem claros a respeito disso. As boas notícias para a Pessoa X são boas notícias para toda a rua. E se são boas notícias para toda a rua, então são boas notícias para todo o mundo.

Se o evangelho não são boas notícias para todo mundo, então não são boas notícias para ninguém."

A tradução livre fui eu que fiz, tirada do Velvet Elvis, o livro do Rob Bell.

Algo que sempre me intrigou foi: se o evangelho são as "boas novas" por que é de tão difícil aceitação? (sentido mercadológico mesmo) Onde está o problema (se é que há um)?

Gostaria de saber as impressões de vocês sobre o texto - principalmente sobre a última afirmação - e sobre esse assunto.

Saudações reptilianas!