terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Teste de Fé

Olá Moçada, td bem?

Resolvi colocar aqui algo que vem me incomodando há um tempo e acho que aqui podemos falar e conversar sobre isso.
O conceito de fé é interessante... A certeza daquilo que não vemos, que abrange desde os tempos anteriores à Criação, inclusive do universo até o infinito futuro, de como as coisas serão.
Mas me surgiu uma dúvida sobre o conceito de teste de fé.
Acho que muitos já ouviram isso, quando alguém passa um perrengue qualquer e a galera fala: -Meu irmão... fortaleça sua fé, Deus está lhe testando a sua fé.
Algumas perguntas que me faço então:

1) Fé precisa ser testada?

2) Fé precisa aumentar? - Eu sempre imaginei que a fé era na base do tudo ou nada, tem, não tem, senão como a fézinha iria passar adiante a montanha?

3) Deus faz reuniões diárias no final do expediente para ficar sabendo como estão as fés das pessoas e então determina no dia seguinte quem vai passar o perrengue para melhorar a fé, e assim, melhorar a contabilidade celestial?

4) E se é assim, o que acontece se a pessoa que passa o aperto resolve chutar o pau da barraca e e começa a achar que Deus nem existe mais? Prejuízo certo e reto para Deus? Ou Deus aí passou da conta?

5) O que ganha a pessoa que aumenta em fé?

6) Uma pessoa pode sair de uma situações ruim com menos fé, mas sem perdê-la totalmente?

7) Como Deus aumenta a fé?


Que tal essas perguntas para um bom início de dezembro onde as pessoas tem a fé que no ano que vem as coisas serão diferentes?

Abraços a todos,

Osmar


2 comentários:

Lilian disse...

Cara! Que perguntas boas Osmar, obrigada! Literalmente estava precisando delas. Lê-las faz eu me sentir dentro de uma reunião do GEA, GEA virtual mesmo, no duro. Vou ter que responder à prestação, viu? O meu "cara-metade" está ali tentando, mas eu apenas vou publicar esse comentário e voltar depois. E... desculpe aí que demorou uns dias pra gente ver seu post, Osmar.

P.S. e tem outro post novinho do xuxu. Está inspiradíssimo sobre um livro de 1995 do Philip Yancey q ele está lendo.

Klebert disse...

Osmarildo, já que você perguntou, vou responder...

> Fé precisa ser testada?
Salvação. É pela fé, certo? Se esse é o critério, alguém tem que medir. Segundo Tiago o observável são as obras. É como energia. Mede-se temperatura, velocidade, posição para inferir a energia que não é diretamente medida.

>Fé precisa aumentar?
Acho que sim. Quanto mais você conhece o trabalho do doutor, mais confiança você tem que ele vai fazer bem feito a sua ponte-safena ou mover aquela montanha da esquina.

>Deus faz reuniões diárias no final do expediente...?
Liguei prá la para saber, mas a secretária me deixou na linha esperando ouvindo uma musiquinha que falava de um falso crente... Brincadeira, mas suspeito que seja mais complexo e menos preto no branco.

>...o que acontece se a pessoa ... resolve chutar o pau da barraca?
Estudo de caso: Saul. O aperto que ele passou antes de morrer não tinha nada a ver com Deus tentando aumentar a fé dele. Ele mesmo se complicou. Eu defendo que qualquer perrengue ou o que quer que isso seja é 100% responsabilidade do indivíduo. Quando o perrengue é divino, a fé da criatura é suficiente para aturar o perrengue sem abalos: vide Jó e Abraão.

>O que ganha a pessoa que aumenta em fé?
a prevenção de um infarto e o trabalho de um cirurgião de primeira.

>Uma pessoa pode sair de uma situações ruim com menos fé, mas sem perdê-la totalmente?
Se o perrengue for responsabilidade sua sim. Se for divino não.

>Como Deus aumenta a fé?
Acho que é uma revelação de si mesmo. O problema é que não estamos receptivos a revelação dEle. Não temos tempo para conhecê-lo e por isso não confiamos na sua competência para ditar nossas escolhas.

Se jogarem pedras, manda fraquinho tá?

Klebert