sábado, 13 de outubro de 2018

Ser em verdade...

Uma vez me contaram que nesta nossa sociedade, se eu me dedicasse aos meus estudos, se tirasse boas notas, eu entraria numa boa universidade. E se na universidade eu me aplicasse, buscasse sempre estudar, e tirasse boas notas nas matérias, eu me formaria e conseguiria um bom emprego. E se neste emprego eu me dedicasse, me esforçasse, o meu trabalho seria reconhecido e eu conseguiria comprar uma boa casa, conseguiria ter um bom carro, ganharia um bom dinheiro e assim o deus Mercado me abençoaria.

E por que me convenci disto? Talvez por querer alcançar coisas, por querer parecer e impressionar os demais, e desta forma demonstrar o meu valor, do quanto eu sou apto, inteligente, competente... ou até mesmo, quem sabe, pelo medo de não ser aceito socialmente.

Dessa mesma forma, um dia, dentro do que chamamos de "igreja", alguns me deram a entender, e outros me disseram com todas as letras, que se eu decorasse os versículos da Bíblia, se eu lesse a lição bíblica todos os dias, eu aprenderia mais sobre Deus. E se eu estudasse mais a Bíblia, seu eu me comportasse bem, obedecesse aos mandamentos, e se orasse a Deus sempre, então Ele me ouviria, e assim Deus atenderia meus pedidos. E se eu usasse terno para me apresentar no templo, se eu me mostrasse adequado em meu comportamento, se eu fizesse comentários adequados nas conversas teológicas, então eu receberia o reconhecimento da igreja e seria colocado em cargos importantes da estrutura eclesiástica.
Portanto, desta forma, concluo que é o meu comportamento que determina, a Deus e às pessoas com quem convivo dentro do templo, o quanto eu estou correto, adequado e digno perante Deus.
Então conhecereis a verdade e ela vos libertará. João 8:32
Será que é desta liberdade descrita acima a que Jesus se refere? E que verdade é esta? Ah! Por favor, evite o cliché de responder que Jesus é esta verdade (Jo 14:6)... isso soa bonito, parece dizer muito, mas para muitos não diz nada.
Talvez isto já esteja tão intrínseco na prática do que chamamos de religião, de nos sentirmos bem conosco pelo que fazemos aos outros, pelo prestígio que conquistamos, pelo bom-mocismo demonstrado toda vez que nos dirigimos ao templo, que talvez nem percebamos o que realmente nos conduz neste processo.
E percebendo que agindo desta forma, conseguimos estabelecer nosso espaço dentro da comunidade. Consciente ou inconscientemente buscamos fazer o mesmo em nosso relacionamento com Deus. Tentamos fazer, nos comportar, e acreditar de tal modo que Deus se aperceba de nós para que, de alguma forma, alcancemos a graça dEle.
É a isso que entendemos por verdade? Não tem sido exaustivo sustentar versões de nós mesmo? Manter a máscara de uma fantasia que esconde o que realmente somos, para que os outros e Deus possam ver outra versão de nós? É a isto que chamamos de "a verdade que liberta"?
Eu confesso que me cansei, que desisti... desisti de tentar, de tentar alcançar, de merecer...

Uma passagem, que um amigo me mostrou recentemente, me fez pensar muito a respeito deste processo:
E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más.
Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas.
João 3:19,20

Ressaltei um trecho deste texto em negrito pois é sobre ele que Jesus faz um contra-ponto no verso seguinte, e que muitas vezes o passamos por alto no entendimento do texto, pois estamos tão acostumados a "previamente saber" o que está escrito, que perdemos real o sentido das palavras, o cerne no entendimento do texto.
Foi muito intuitivo ler este texto e pensar "bem, isto não é comigo, este não é o meu comportamento... é justamente o contrário!" e portanto me tranquilizar ao perceber que meu comportamento me justifica e me "leva para a luz".
Mas então, surpreendentemente Jesus faz seu contraponto no versículo seguinte da seguinte forma:
Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus.
João 3:21
Parece muito estranho, quase que um despropósito, mas o contraponto de Jesus no texto não é "praticar o bem" versus "praticar o mal"... o contraponto é "praticar a verdade"!
Mas o que significa então "praticar a verdade"?

Hoje eu te digo, paciente leitor, a verdade que eu já não consigo, eu já cansei de tentar, eu já não aguento mais ficar me debatendo, tentando fazer alguma coisa que faça com que Deus "atente a mim e a minha oferta". Gen 4:4,5. Esta é a verdade a meu respeito.
Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço.
Romanos 7:19
Até aí, parece não haver nenhuma novidade no cognitivo referente à minha condição humana...
Porque, qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas qualquer que, por amor de mim, perder a sua vida, a salvará.
Lucas 9:24
Isto eu já havia entendido, mas ainda assim não vejo como, não consigo entender o que devo fazer, e o que eu tentei até agora não me trouxe nenhuma paz, nenhuma certeza da graça de Deus... ao contrário, com tudo o que tem dado errado nestes últimos 2 anos, eu já não sei mais, não sei mais o que fazer, para onde ir...
De verdade... eu me sinto um perdedor, fracassado, indigno...
Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;
Mateus 5:3
Onde está a minha bem-aventurança? Como é que eu, sendo literalmente "um pobretão de espírito", posso estar ou mesmo ser feliz? Como?
Pois não desejas sacrifícios, senão eu os daria; tu não te deleitas em holocaustos.
Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.
Salmos 51:16,17
Que "trapos de imundícia" tenho feito eu da minha relação com Deus, daquilo que chamamos de religião, tentando ser adequado, tentando fazer a coisa certa? É esse o meu verdadeiro eu?

Deus, sou eu assim? Politicamente correto, bem vestido, bom moço, consagrado, adequado, digno e merecedor?
Que nada... tudo fachada, tudo conversa, tudo um mero teatro para as pessoas da comunidade, e em última instância, para você também, Deus!
Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.
Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.
João 4:23,24
Eu quero ser verdadeiro em meu relacionamento contigo, em minha adoração! Eu quero, de verdade, praticar a verdade! Nada de errado com o "bom-mocismo", mas não aguento mais, não rola mais o que tenho vivido até aqui todos estes anos, achando que isto fosse fazer diferença ...

Talvez seja assim que você, Deus, quer que eu me apresente, que eu me reconheça de verdade diante do Senhor e diante dos demais, de que nada do que eu faça pode gerar algo de bom.
Mas é no momento em que eu reconheço a verdade sobre quem e como realmente eu sou, é que desisto e dou lugar para o Senhor agir, atuar em mim para que eu venha a ser... ser de verdade.

2 comentários:

Gabriel y Lucía disse...

Es eso hijo querido, siempre estamos intentando agradar a Dios con obras cuando lo que él quiere es un espíritu quebrantado, un corazón humillado, y el reconocimiento de nuestra propia incapacidad.
Cuanto más orgullosos seamos más somos sacudidos hasta entender que debemos descubrir nuestra desnudez delante de él para que él pueda vestirnos.
Todos quienes queremos agradar a Dios pensamos en obras cuando la solución está en su misma palabra:
Hebreos 11:6.
El cumplimiento de la ley(obras)es el amor.

Gabriel Henríquez disse...

Olá meus amigos!

Depois de alguns anos, eis mais um comentário autopromocional ;)

Não sei se todos ainda se lembram deste blog, que particulamente me ajudou muito temos atrás, mas decidi postar novamente devido a novos pensamentos e realidades que vêm ocorrendo, para as quais compartilhá-las com vocês, e ouvir vocês me seria de muita ajuda.

Um forte abraço!!

Gabriel.