segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Sua opinião sobre a proposição num. 8

As eleições na Califórnia neste ano incluíram não só os candidatos a presidência, mas também uma controvertida proposição número 8, ondes os Californianos votaram numa emenda constitucional no estado para incluir a declaração de que "somente o casamento entre um homem e uma mulher é válido ou reconhecido na Califórnia." A passagem da emenda invalidou os até então válidos casamentos de casais homosexuais na Califórnia.

Um grupo de adventistas auto-denominados Adventists Against Proposition 8 se posicionou contra a proposição 8, e ativamente procuraram persuadir irmãs e irmãos da mesma fé (e outras fés também) a votarem contra. O movimento foi uma reação ao apoio público do Seventh-day Adventist Church State Council, que é o departamento de liberdade religiosa da União do Pacífico, em favor da proposição 8.

Pergunto: qual é a sua opinião sobre esta proposição, e sobre o ativismo dos crentes adventistas californianos?


Quem tiver interesse em ler a cronologia do ativismo estará mais informado para publicar sua opinião. ("disclaimer": o autor da cronologia tomou partido em um dos lados do ativismo)

5 comentários:

Marco Aurelio Brasil disse...

Aprendi lendo Yancey que política em um estado laico é uma coisa à parte de nossa fé. Não temos direito de impor nossa visão sobre outros se queremos gozar de liberdade religiosa. Assim, sou a favor da emenda 8.

Lilian disse...

Você quer dizer contra, Marconcius? (Já q ser a favor significa apoiar q o casamento entre eles seja banido).

cibele disse...

Gente, isso me lembrou aquelas perguntas de fariseus para Jesus, sabia?
Porque me parece um jeito de "sair do foco".
Estou enganada?

Longe de dar uma resposta à altura da que Jesus daria, vou só registrar o que pensei: não acho que a igreja tenha que fazer campanha, nem contra nem a favor desse tema: qualquer das decisões não irá impedir a prática do casamento heterossexual no qual cremos, de acordo com a Bíblia, certo?

E apoiar ou não essa emenda não é o que define nossa crença em outro princípio fundamental que é o amor ao próximo, vencer nossos preconceitos e de tratar com respeito toda e qualquer pessoa, independente de sua opção sexual.

(E que venham os tomates...rsrs)

Marco Aurelio Brasil disse...

Tem razão, Lili! Troquei as bolas. Sou contra.

Klebert disse...

Gracias aos leitores corajosos que expressaram opinião. Propus esse tema para debate por algumas razões:
1) reativar, mesmo que minimamente, atividades no Blog
2) passar adiante questões controvertidas que a comunidade de crentes da igreja anda se deparando
3) me ajudar a definir que raios de posição eu vou assumir em público e privado com relação a este assunto tão espinhoso quanto o homosexualismo monogâmico praticado entre adultos responsáveis que naceram com esta orientação sexual e se amam genuinamente

Em linhas gerais concodo com os diletos interlocutores, mas como vocês podem ver pelo item 3, a questão vai um pouco além da legislação em vigor...