sexta-feira, 9 de abril de 2010

De volta às origens tradicionais

Creio que não tive a oportunidade de contar a todos, mas me mudei de São Paulo para a cidade de Londrina-PR já faz 2 meses.E nesta mudança, outras mudanças também aconteceram, e uma delas foi a de voltar a freqüentar uma igreja tradicional.
É interessante você perceber como rapidamente sua presença é notada, mesmo que pouquíssimos venham falar com você, ainda que a igreja tenha uns 600 membros. Confesso que ri muito, pensando no episódio, quando em um sábado pela manhã eu estava no fundo da igreja, em pé pois havia cedido o meu lugar a uma senhora com bebê, e um pastor (eu sei que era departamental pois o vi fazendo um anúncio na classe da ES) passou por mim, parou, olhou para mim (claro que a visão da minha lustrosa pessoa hoje já não é mais o estereótipo adv) e me perguntou se eu era adventista... eu quase perguntei a ele a mesma coisa mas confesso que me contive rsrs... Ele não perguntou meu nome, não perguntou de onde vim, me perguntou novamente se eu era batizado, e quando disse que sim, bateu no meu ombro e seguiu...
Conheci recentemente o regente do coral, um cara muito legal, empolgado com música, 20 e tantos anos, se esforçando para conduzir um grupo de uns 80 coralistas, na sua maioria mais jovens que ele próprio, buscando louvar e inovar através deste ministério. Claro que no coral não está somente ele na condução, há também um diretor do coral, um diretor de jovens, um pastor de jovens e outros líderes envolvidos. O grande desafio deles que eu percebi nesta noite, ao participar do ensaio, foi a de motivar os coralistas a participarem seriamente da proposta. Antes do ensaio propriamente dito, ouvi uns 15 minutos de "admoestações" sobre o que se espera de um coralista comprometido, do sistema biométrico de controle de presença que será implantado, do sorteio de um "brinde especial" para os assíduos aos ensaios, e dos descontos nas "programações pagas" a que estes assíduos terão direito. Fiquei triste ao perceber porque um outro amigo, que veio de Sampa também (o conheci na NS), se desmotivou a participar do coral... ali hoje, o mesmo estava acontecendo comigo.
No fim do ensaio, peguei uma carona pra casa com o regente e conversamos, durante os parcos 7 minutos que levam da igreja até minha casa, sobre a frustração dele e minha sobre a apresentação do coral que ocorreu no sábado passado. Cantamos no sábado pela manhã esta canção, numa versão em português, com o coral cheio e igreja lotada. A frustração do regente foi o fato de que a apresentação durou somente uma música, e de como é difícil fazer as pessoas participarem, da igreja se envolver, e de que na apresentação do domingo ele "assassinou" a música devido a uma entrada mau indicada... aí eu contei a ele a minha frustração: de que o louvor tenha sido feito somente pelo coral, pois minha filha, na hora do coro, simplesmente abriu boca com toda a vontade a ponto de fazer meia igreja se voltar a ela, e quando ela percebeu se escondeu debaixo do banco. Contei a ele minha frustração por perceber que as motivações por participar do coral me parecem tão distorcidas, e que a expectativa da "audiência" da igreja desvia ainda mais do que eu entendo que deveria ser o foco... Então ele comentou "mas ela já conhecia a música..." e eu disse "o ponto não é se ela já conhecia a música, mas que ela tentou expressar seu louvor a Deus como tinha o costume e se retraiu!"...
Bem, eu conto isto a vocês não porque quero dizer que está tudo errado, e eu é que estou certo. Conto isto a vocês a esperança de que vocês me ajudem a resgatar o sentimento e o envolvimento que um dia tivemos (ou pelo menos eu tive) quando convivíamos e louvávamos juntos em um galpão frio de uma noite de sexta-feira, num sítio próximo a cidade de Juquitiba-SP, por exemplo... não consigo ver saída para esta situação sem criar um sentimento de rompimento, sem chocar as pessoas ou senão me afastar e continuar pedido ao Papai do Céu que me use para o que for da Sua vontade...
Por que é tão difícil transmitir às pessoas uma visão de serviço por amor somente? Cuja motivação não seja o entretenimento emocional ou intelectual mas a satisfação de perceber que Deus nos está usando para fazer milagres a pessoas que jamais imaginariam que um dia seriam tocadas simplesmente por um exemplo de amor, compaixão e serviço?
O que estamos fazendo de errado? O que eu estou fazendo de errado?...

"Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me e conhece os meus pensamentos. Vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno."

11 comentários:

Gabriel Henríquez disse...

Orem para que Deus faça a Sua vontade... abração a todos!!

Gabriel.

cibele disse...

Gabi, querido, vou orar sim. Estava aqui tentando imaginar sua experiência enquanto lia.
Hoje houve o ensaio inaugural do coral NS, com muita biblia, oração e louvor (o que menos teve foi ensaio, rs). Ore por nós também, por favor!
Beijos a vc, Deise e crianças!

t1 Diabetes disse...

Que triste... a igreja esta' mudando tao rapido. Sign of the times? nao sei, sei que tenho saudade da epoca em que eu louvava a Deus no Coral Carlos Gomes... era tao bom... e outros corais que participei em outras igrejas, foi sempre uma experiencia espiritual... que pena. How great is our God... keep that in mind.

Klebert disse...

O momento mais crítico de uma viajem do ônibus espacial é a reentrada na atmosfera. Depois de ter visto o mundo de um ângulo completamente diferente, é um risco voltar. Porém, para os que voltam, contar para os que nunca foram como o nosso mundo é lindo visto la de cima, compensa o risco. Quem sabe brotará no coração deles o desejo de tambem sonhar os sublimes sonhos de Deus. Você tem uma nova missão astronauta ;)

Ricardo Nicotra disse...

Gabriel. Você está vivendo um típico período de 40 dias e 40 noites de deserto. É um período de muita reflexão e de aparente pouca atividade, uma tortura para um cara cheio de iniciativa e liderança como você. O deserto é uma fase que inclui muita lembrança do passado e dúvidas sobre o futuro, uma fase que precede um chamado do Senhor para uma obra grande. Tenha paciencia. Coloque seu coração à inteira disposição do Senhor. Você não precisa fazer nada, nem se preocupar com o tempo, só precisa cultivar um espírito de disposição para estar pronto quando o Senhor te chamar. Apaixone-se pelas pessoas que estão ao seu redor, pois é em favor delas que você vai trabalhar.

Fred Torres disse...

Bem vindo de volta! Hahaha =p

Primeira parte (O episódio Coral)
Eu entendo o que te incomodou, e pra mim faz sentido sim!

Integrar toda a igreja no louvor é algo essencial e é mágico quando acontece (deveria acontecer sempre)

Mas aí você cria um impasse para os fãs do repertório coral, que curtem apreciar um arranjo mais elaborado... Hmm o único jeito de participar do louvor é cantando junto? Longe de mim recriminar a sua filhota. Acho que apenas caberia aos membros da igreja a compreensão de que a resposta que a música provocou nela é o próprio objetivo da apresentação, oras!
É o tipo de coisa que aconteceu várias vezes na minha igreja, alguém ou algum grupo estar fazendo a msg musical e alguém começar a cantar junto... o povo acha o máximo hehe (Coitado do regente que gastou horas e horas passando técnica vocal pros coralistas hahaha).

Acho que é cultural, mesmo. Mas aí você perde algumas coisas...(como você bem comentou)

Segunda parte (Sobre a motivação)
Respondendo à sua pergunta com outra pergunta (pra variar): será que não falta uma compreensão correta do que seria o serviço? Lembre-se que boa parte dos membros da igreja não costuma se perguntar porque se faz tudo do jeito que se faz. Só aí já começa a encrenca.
(E os que resolveram perguntar vieram parar aqui e nunca mais pararam de perguntar haha)

Abraços, Gabriel! Saudades!

Lilian disse...

Só pra adicionar alguma coisa a o que o Fred falou. Acho que um dos problemas foi a escolha da música para o coral cantar. Escolher uma música que é especificamente uma música de louvor congregacional (contemporâneo ou não, vide povo q canta arranjos de hinos) é meio arriscado (pois o povo pode cantar junto). Por outro lado, hoje em dia também é complicado usar um arranjo de música especicificamente composta pra coral e gravada por algum coral conhecido e, portanto, também conhecida da platéia.

Eu não conhecia a música em questão, pois realmente não tenho sido muito exposta à música de louvor contemporânea nos últimos anos (você dizer q está voltando a uma igreja tradicional me faz rir às gargalhadas, quando penso na nossa realmente "TRADICIONAL" e quase que ultrapassada, super conservadora). Mas ao ouvi-la no youtube eu percebi que é uma daquelas praise songs bem repetitivas, mais pro louvor mesmo e não pra "mensagem musical".

Quando a música é realmente composta E (bem) arranjada para coral, em geral a platéia não consegue cantar junto porque o arranjo é complexo o suficiente. Então quem sabe é também um problema técnico. (raramente alguém cantava com o CCG, né galerinha CCGeana -- hahaha CCG+GEA)

AGORA... claro q concordo com vc que o ideal seria haver somente louvor congregacional e não "mensagem musical especial," mas isso é realmente no modelo mais moderno, não tradicional. Não vejo como seria "útil," por exemplo, pro NS ter um coral! (como a Ci acabou de nos contar)

Então taí a minha humilde contribuição.

Fred Torres disse...

"CCG+GEA"

=O

Que inveja!

Marco Aurelio Brasil disse...

Gabi, meu véio, que Deus o abençoe muito. Sobretudo que você reencontre o entusiasmo que seus filhos precisam ver em você para crescerem apaixonados por Cristo.

cibele disse...

Oba, eu fui CCGeana, rsrs...

E respondendo o comentário da Lily, tanto no coral como no louvor da NS estamos priorizando o louvor congregacional, é o objetivo, músicas fáceis e tal... Mas acho que há lugar pra tudo, momentos e momentos...

Apesar de ficar 'irritada' com alguns rituais,(bem menos que todos vocês aqui pelo jeito, rsrs...) fui a um lugar outro dia e tive uma experiência de oração impressionante, q me fez relevar essas coisas todas e focar no que Deus estava querendo me dizer naquele dia e naquele lugar apesar de tudo que me irritava.

Afinal na verdade teremos que suportar muitas coisas e aprender com elas até alcançarmos o lugar onde o louvor e a adoração ao nosso Deus serão plenos, perfeitos, eternos!

Quero muito ir e encontrar todos vocês lá, me emociono só de pensar nisso!!!!!!!

E adorei que o post do Gabi 'reavivou' esse blog, kkkk

Gabriel y Lucía disse...

Hijo querido:
Leí tu reflexión y los comentarios.
Estas son etapas de maduración espiritual que todos en algún momento pasamos en nuestra vida con Dios y con los hermanos. A veces llevamos desilusiones, pero no debemos dejarnos abatir o agobiar por ellas. Estás bien cuando le pides a Dios que te llame y que te use use. Muchas veces Él nos disciplina (de ahí la palabra "discípulo") y nos hace desarrollar la paciencia. Pero todo esto no nos impide hacer el bien y enseñas la palabra de Dios.
Tú siempre tuviste liderazgo y debes sentir falta de ello, pero el Señor quiere llevarnos a veces por caminos que nos parecen extraños para pulirnos y sacar la materia extraña al diamante.
Ve adelante por tu esposa y por tus hijos. Tus papás están siempre orando por ti y tu familia. Un abrazo y un beso hijo querido.
(todo esto me hace recordar todos los lindos años que vivimos juntos, como familia, en la fe)