segunda-feira, 16 de agosto de 2010

O Salmo preferido...

Na minha primeira série, a professora nos ensinou e encorajou a decorar o que deve ser de longe o Salmo mais conhecido, o Salmo do Pastor. Desde então jamais fugiram-me da memória as conhecidas palavras
"O Senhor é o meu Pastor e nada me faltará. Deitar-me faz em pastos verdejantes; guia-me mansamente a águas tranquilas. Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome..."
Foi com uma certa surpresa e desconforto que trombei estes dias com a as palavras de Oséias 4:16 na Nova Versao Internacional :
"Os israelitas são rebeldes como bezerra indomável. Como pode o Senhor apascentá-los como cordeiros na campina?"
E matutei: Como posso declamar as palavras do Salmo do Pastor se não permito ser guiado pelo Pastor? Como ele poderá me levar a pastos verdejantes (sua Palavra) se decido eu mesmo o meu mundano sustento diário? Como posso beber nas águas tranquilas, se insisto em saciar minha sede nas águas turbulentas e barrentas do meu consumo diário na mídia? Como pode Ele refrigerar uma alma que insiste em manter controle da situação, presume ter sabedoria suficiente para tomar decisões e se angustia quando tudo dá errado? Finalmente como posso ser guiado na vereda da justiça se não tenho um mínimo apego ao Seu Nome e muito menos o amor e admiração necessários para se deixar guiar?

E como permitir que a docilidade e submissão da ovelha suplante os traços de rebeldia e teimosia que impedem que o Salmo preferido seja também vivido? Este é assunto para um próximo post.

7 comentários:

L disse...

Como ovelha rebelde que sou, obrigada pelo puxão de orelha.

Marco Aurelio Brasil disse...

Poncius, o que me intriga na coisa da ovelha é que ele é um bicho que enxerga muito, muito mal. Como vou querer um pastor se eu acho que enxergo tão bem e me gabo de minha visão acima da média?

Klebert disse...

Pois é Marconcius, o interessante é que na biblia esta visão 20/20 na verdade é cegueira. Vejam só o que esta escrito em Ezequiel 12:2.

Marco Aurelio Brasil disse...

O verso é espetacular, mas descobrir o Bible Gateway foi sensacional. Eu vinha usando a Bíblia do CVVNET, que é muito lenta... Thanks!

cibele disse...

Estive visitando uma chácara com criação de ovelhas esses dias. Fiquei impressionada com a meiguice e a dependência que elas têm do criador (ou pastor). Elas podem ser rejeitadas pelas mães logo ao nascer - e nesse caso dependem ainda mais do pastor dar até mamadeira na boca. Não podem contar nem com as mães!?!?

Gabriel Henríquez disse...

Eu queria estar em torno de uma mesa, no quintal da casa de qualquer um de nós, tomando um refresco, vendo as crianças brincando, enquanto temos esta conversa...

Marco Aurelio Brasil disse...

Considerando que já é quase uma da tarde, que eu saí de casa antes das 6, que tô pendurado num telefone falando portunhol há um tempão e que tô morrendo de fome, eu adicionaria ao refresco uma lasanha funghi.