quarta-feira, 11 de maio de 2011

Big Idea - a história de um sucesso e fracasso de proproções bíblicas

Você já se sentou horrrorizado, perdido no meio do inexplicável fracasso de um empreendimento que você tinha certeza que Deus estava dirigindo, se perguntando porque Deus permitiu que o colapso acontecesse? Ou já contemplou o acidente do outro lado da estrada sem entender como o carro ficou tão acabado? Como alguém explica o espetacular fracasso de um projeto honesto, de intenções tão nobres, onde as digitais divinas podiam ser vistas a cada passo do sucesso?

Acabei de ler o livro Me, Myself and Bob, por indicação de uma blogueira adventista no Canadá, onde Phil Vischer, criador do Veggietales, narra a história do fantástico crescimento e espetacular colapso da sua produtora, Big Idea Productions Inc. Como lí a resenha antes de ler o livro, já sabia o que esperar, mas não estava preparado para a lição que o Phil, de uma maneira tão profunda e tocante, delineou no fim do livro. Nunca fui empreendedor, nem tive grandiosos sonhos realizados e destruídos, mas com certeza já sentei perplexo numa noite muda de céu estrelado perguntando para o Criador das estrelas em que ponto da estrada tomei o desvio que me levou para o beco sem saída. E isso não faz muito tempo. As lições evidentemente são de caráter universal.

Ao final de seu livro, Phil Vicher narra com coração aberto como nos apropriamos dos nossos sonhos, imbídos de altos ideais, e assumimos prontamente que eles são os sonhos de Deus. Como os ideais são tão nobres, e as evidências da aprovação divina são tão claras, seguimos em frente ignorantes do precipício a frente. Na rapidez da colisão nem entedemos direito o acidente, e só refletimos com cuidado no que passou deitados na cama da enfermaria. É nesse instante que Deus, que esteve sempre presente, mostra as razões, aos pouquinhos, porém, pois os ferimentos ainda doem e estamos em recuperação.

Eu não quero e nem consigo reproduzir com brilhantismo as lições do Phil. Mas gostaria de reproduzir uma ilustração do livro e uma citação que ele faz de C.S. Lewis. A primeira é que se você deseja ser um Jedi Cristão, é importante descobrir quem é o seu Yoda. Entender o significado do fracasso e do sucesso refletindo nas palavras sábias e confusas de uma criaturinha verde, de orelhas longas e fala mansa pode ser bem mais fácil. A segunda é que aquele que tem Deus e mais uma porção de coisas, não tem absolutamente nada mais do que aquele que só tem Deus.

Você já encontrou o seu Yoda?

5 comentários:

Fred Torres disse...

Cada vez mais na vida aprendo a não criar expectativas quanto a nada.

A gente evita se machucar desnecessariamente e, afinal de contas, se Deus está no controle, a minha expectativa se torna irrelevante no processo.

Mesmo que Deus se preocupe com nosso bem-estar, ele não evita que coisas más aconteçam, ao contrário de uma visão romantizada de Deus que é muito fácil de adotarmos - sempre pronto a nos ajudar nas mínimas dificuldades e garantia de qualquer empreitada nobre.

Estou cínico demais?

Fred Torres disse...

*garantia de sucesso

Marco Aurelio Brasil disse...

Muito bom, mas o que aconteceu com a Big Idea? Crianças aqui em estado de choque!

Lilian disse...

Marconcius, não há razão para pânico!!! O livro foi publicado em 2006, a falência da Big Idea ocorreu logo após o lançamento do filme Jonah, e eles venderam a companhia pra outras pessoas. Ele continua trabalhando como contratado pra eles, fazendo a voz do Bob, creio que os outros artistas também... mas não sei se vc percebeu, mas o último filme, bem como vários dos lançamentos mais recentes (o último q está em pré-venda é sobre umas princesas) não são histórias bíblicas.

Klebert disse...

Fred, não creio que haja cinismo. Se houver expectativa, que seja uma "expectativa santificada". Pedro e Jesus tinham expectativas diametramente opostas quanto ao futuro do Reino. Ao meu ver uma era santificada e a outra não.

Outra coisa que tem se tornado cada vez mais claro para mim, é que Deus não necessariamente resolve os nossos problemas, mas no mínimo nos dá condições de tocarmos a vida sem sermos reféns deles. Exemplo clássico: Paulo e o espinho na carne.

Marcão, O big Idea já passou por umas tres companhias. Pelo que sei a mais recente entrou em falência e a marca pode voltar ao mercado.

Corrigindo a Lilian, o Phil Vischer escreveu sim episódios não baseados na Bíblia e não foi por pressão dos novos donos. Ele mesmo argumenta em seu blog que valores cristãos podem ser passados em ficcões não biblicas.