domingo, 22 de fevereiro de 2015

The Record Keeper - Série Estilo "Steampunk" sobre o Grande Conflito

Vocês já ouviram falar e/ou assistiram o Record Keeper? É uma série que foi inicialmente concebida e financiada pela Conferência Geral e no fim "abandonada" semanas antes do lançamento planejado porque os líderes teológicos e administrativos da igreja acharam que era muito problemático e muito "negativo" e "dark." Aqui está a notícia oficial em português no site da igreja.

Para aqueles que não conhecem a série, resolvi escrever um outro post no qual estou inserindo  o clipe do YouTube para o primeiros episódio (os outros podem ser facilmente encontrados) e também o link para o site que disponibilizou os episódios com legendas  em português (mais abaixo).

Nós já assistimos várias vezes e gostamos muito. A série foi concebida e filmada no estilo retro-futurista "Steampunk" (nossa, eu não tinha ideia que De volta pro futuro 3 é meio que considerado "steam" -- por causa do uso do trem, e quase decerto steampunk!). A narração concentra-se em dois anjos, um caído, outro que ficou ao lado de Deus e na "Guardadora dos Registros" que trabalha no céu registrando narrações objetivas de episódios chaves deste grande conflito. É fascinante!

O objetivo da conferência geral era utilizar cada episódio série como um dos elementos de uma série evangelística, acompanhados de um sermão, estudos bíblicos e coisa e tal. E inclusive algumas igrejas na região de Washington DC participaram de um plano piloto usando a série. Mas daí os líderes da igreja acharam que era polêmico demais e deixaram de lado como está explicado neste link (o lançamento estava previsto online para fevereiro do ano passado [2014]). A análise completa dos teólogos da igreja pode ser encontrada aqui (em inglês, em PDF).

No fim, a série acabou vazando e sendo partilhada no YouTube em julho do ano passado, o que foi "menos mal", pois pelo menos ela está disponível! O primeiro episódio, o piloto, foi postado pelo próprio diretor, mas os outros foram também disponibilizados por outras pessoas. Foi criado também um site para divulgar o Record Keeper com legendas em português que aparentemente podem ser baixadas. Eu não tentei portanto não sei se funciona. Clip do primeiro episódio:

 Assistam tudo se puderem (vale muito à pena!!) e depois nos falem o que acharam!

4 comentários:

Thiago disse...

Eu acho a série ótima para o objetivo a que se propõe - incitar o estudo e a discussão. Um desinformado, ou até mesmo um mais ou menos informado sobre o grande conflito vai passar batido em bem mais da metade do roteiro como um todo, quiçá entenderá sobre o que está sendo falado. O ponto pra mim foi: se os caras acompanharam o desenvolvimento do projeto, porque decidiram vetar somente no fim? E se não acompanharam, porque financiaram no escuro? No céu saberemos.

cibele disse...

Nem sabia da existência. Vou ver e depois comento.

cibele disse...

O link em português é falado em espanhol com legenda em inglês,rs... mas está num site escrito em português... vou ver se consigo... mais tarde porque agora preciso trabalhar um pouco, rs ;-))))

Gabriel Henríquez disse...

Eu estou assistindo... está interessante, porém meio sonífero às vezes. Já tentei 3x passar do episódio 4, e hoje vou tentar novamente sem dormir...