sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Lei e disciplina II

Na postagem anterior introduzi a questão das formas, ou seja, como discutir e aplicar a prática da vida cristã na vida de um cristão. No GEA evitávamos o assunto por princípio. Nos fóruns da igreja normalmente vemos o oposto. Qual seria o melhor caminho?

Em tempos recentes tenho estado cada vez mais convencido de que estamos parcialmente, se não completamente confusos quanto à teoria e a prática do processo de redenção. Em certo sentido a confusão está relacionada ao antigo dilema entre fé e obras, agora exacerbado pela tensão entre a mentalidade moderna e pós-moderna. O julgamento do viver correto é o ponto central da confusão, ou a distinção entre lei e disciplina, esta última pouco compreendida pelos cristãos em geral e menos ainda pelos adventistas. A estorinha a seguir oferece um ponto de partida.
Sábado à tarde, almoço encerrado, sobremesa servida na casa do ancião da igreja que você está visitando com outros amigos. Todos sentam-se na sala para um bate papo descontraído e a esposa do anfitrião então pergunta: "alguém aceita um cafezinho?"
Independente de onde você se encontra no espectro de tendências, é muito provável que ficará intrigado com a situação. Seria o ancião da igreja casado com uma senhora não adventista? Será que se trata de um irmão progressista? Será que o café é descafeinado? Ou será que o anfitrião nunca leu o Ciência do Bom Viver ou o Manual da Igreja?

Esta ilustração pode ser adaptada para muitos outros temas relacionados com o estilo de vida adventista, e tem a clássica formulação para gerar um infindável debate sobre se devemos ou não tomar café, ou em círculos mais dogmáticos, se é pecado ou não ingerir estimulantes. Como disse, no GEA não permitíamos as tais discussões das formas, portanto peço cautela aos leitores ao se pronunciarem nos comentários. Meu objetivo é analizar o caso de um ângulo diferente. Mas isso vai ficar para o próximo post.

4 comentários:

Thiago disse...

Depois que você lançou a problemática, trata de postar a sequência logo :)

Klebert disse...

Ta vindo Tiago. Preciso só de mais tempo :)

Gabriel Henríquez disse...

Só pra esclarecer, não bebo café, nem gosto... mas por que essa conversa do "melhor caminho"? Vai definir o que exatamente? Sou eu o perdido na história? Qual é a problemática?

Klebert disse...

Gabi, To indo meio a conta gotas pq ta difícil de achar tempo p escrever... Mas aos pouquinhos a conversa vai se desenrolando. Espero não cansar ninguém....

Acho q vc pescou a moral no post III né?