sábado, 8 de março de 2008

Prá que serve o Pastor da igreja?

Estive pensando durante essa semana sobre as coisas que falamos nos últimos dias e acho que precisamos conversar sobre um aspecto que não tocamos no assunto e que penso que é completamente atrelado ao assunto igreja, que são os Pastores de igreja.
Não quero entrar naquela discussão clássica que todos falam mal dos pastores ou são puxa-saco deles. Tb não gostaria de falar que tenho a sensação que os pastores bons eram os de antigamente, pq na realidade, o "antigamente"significa que eu era mais simplista e não entendia as pressões sobre os pastores e que tb nosso cérebro costuma relevar as más coisas e apenas relembrar as coisas boas (falta de memória coletiva).
A idéia é assim: se a igreja hoje tem problemas e todos nós percebemos que tem, e toda igreja é dirigida por alguém, a quem normalmente chamamos de pastor, provavelmente ocorrem 4 coisas: ou esses pastores ajudaram a causar os problemas, ou não se apercebem deles, ou se apercebem mas não tentam mudar ou sabem e tentam mudar, apesar de não terem sucesso (na maioria dos casos). Assim, se eu disse que não ando sentindo falta da igreja, constituída como está, é sinal tb que não estou sentindo falta dos pastores, ou do trabalho deles.
Além disso, tenho outra dúvida cruel que é assim: há como os pastores ideais fazerem um bom trabalho se suas companheiras não forem tb pastoras ideais?
Por conta disso td e mais algumas coisinhas, gostaria de propor uma idéia que não fosse de criticar os pastores de forma negativa:
Precisamos de pastores?
Vamos construir uma lista de qualidades interessantes que gostaríamos que os pastores ideais tivessem?
Vamos pensar tb para essa lista as qualidades que um pastor que estivesse cuidando de um campo onde só houvessem pequenos grupos como os que defendemos nos dias passados deveria ter?
Qualidades que imaginamos de um Pastor ideal:
  1. ....................
  2. ....................
  3. ....................
  4. ....................
  5. ....................
  6. .
  7. .
  8. .
Quem se habilita a dar o primeiro palpite?

11 comentários:

Gabriel Henríquez disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lilian disse...

Um recadinho rápido pro pessoal, vamos tentar evitar ao máximo usar nomes de quaisquer pastores ou outras pessoas que não nós mesmos aqui? Acho q seria uma boa, não?

Interessante a pergunta, Osmar. Vou tentar dar alguns palpites: altruísmo, compaixão, flexibilidade, amor ao próximo, coerência, etc. Se eu pensar em mais alguma, eu volto a contribuir.

Lilian disse...

Um recadinho rápido pro pessoal, vamos tentar evitar ao máximo usar nomes de quaisquer pastores ou outras pessoas que não nós mesmos aqui? Acho q seria uma boa, não? (quer dizer, falar sobre autores publicados creio q não seria problema ;-)

Interessante a pergunta, Osmar. Vou tentar dar alguns palpites: altruísmo, compaixão, flexibilidade, amor ao próximo, coerência, etc. Se eu pensar em mais alguma, eu volto a contribuir.

Gabriel Henríquez disse...

Esta semana participei de uma reunião do GEA-USP, na segunda-feira. E eles me comentaram sobre as iniciativas frustradas que um pastor vem tentando fazer no trabalho com universitários... aquelas tentativas de institucionalização e por aí vai...
Bem, um pensamento que me ocorreu quanto a ele e suas tentativas é o seguinte: se a preocupação dele fosse, semelhantemente a dos apóstolos em relação às igrejas da época, a de motivar, orientar e ajudar a fortalecer os diversos grupos de universitários (GEAs) nas diferentes universidades individualmente, sem se preocupar em querer estabelecer ou organizar uma entidade global ou coisa parecida, acredito que ele seria muito mais bem sucedido.

Klebert disse...

Pastor ideal, só o pastor do Salmo 23.

Acho que esta questão é complexa por que ninguém pode desempenhar com desenvoltura TODAS as tarefas que se espera de um pastor. Acho também que a variável igreja deve ser considerada ao se avaliar o desempenho do pastor. Há pastores (tenho suficiente número deles na família que servem de exemplo) que se dão muito bem em igrejas de características específicas enquanto mal em outras de características diferentes. Sendo assim acho que precisamos prolongar a discussão para responder de forma produtiva a pergunta proposta no final.

Antes de terminar, acho que a má qualidade que atribuímos ao pastorado é simplesmente um reflexo da igreja, já que é ela própria que gera e forma os pastores. Ou seja, a crise que a igreja vive se reflete no pastorado. Notem que este comentário tenho me referido ao lider da igreja local. Não considero pastores qualquer dirigente que não esteja envolvido diretamente com o trabalho na igreja. Estes são apenas executivos da corporação religiosa.

Anônimo disse...

é lamentavel
mas existem pastores e Pastore.
sempre haverá necessidade de pastore verdadeiramente comprometido com a Igreja. não obstante, sabemos que nenhum pastor é perfeito, e se fosse perfeito não agradaria a todo. Exemplo maior o Nosso Jesus Cristo.
Mas vejo que vivemos uma crise de pastores tremenda, principalmente quando a igreja leva o nome do próprio pastor , vejo que estamos verdadeiramente na contra mão. A igreja precisa sempre enfatisar a pessoa de Jesus o BOM PASTOR.

Anônimo disse...

pastor ideal é aquele que é apoiado por suas ovelhas, cuidado, amado!

Gabriel Henríquez disse...

Fico feliz em ver como de tempos em tempos aparece um novo leitor por aqui... o que lamento é ver que o anonimato esconde algumas tendências de pensamento que poderiam contribuir com esta discussão aberta. No fim, o que fica é a tentação de um julgamento subjetivo mediante um pequeno comentário como este anterior ao meu, levando-me a crer que a pessoa anônima que comenta seria um pastor (ou alguém muito próximo a um, como se muitos de nós não fôssemos filhos de pastores - FDPs por assim dizer) que se condoeu com os pensamentos escritos em comentários anteriores...
E então, perdemos o objetivo desta "reunião" em abrirmos tranqüilamente nosso coração e expormos nossas ansiedades em um lugar franco, livre e sem pré-julgamentos... de modo que juntos, edifiquemos uns aos outros.
Querido anônimo, sinta-se livre em expor seus pensamentos, sem julgar ou criar "temores" nos demais (esse "cuidado..." soa tão ameaçador...hehehe) , pois todos aqui estão buscando o que há de mais valioso na sua experiência religiosa: a pessoa de Jesus Cristo.

Irmão, até no nome! disse...

Achei esse blog pelo google quando teclei a palavra: "pastor". Abre uma infinidade de materiais sobre o assunto, o seu tema me chamou a atenção.
Confesso que quando comecei a ler não gostei muito, me pareceu bem evasivo de inicio.
Mas gostei muito do todo e do comentário do Gabriel, alinhavou bem qual o nosso real intuito no Reino de Deus. Com a permissão da palavra alguns pastores vivem e permanecem dentro das igrejas a partir de uma postura completamente "coronelista". Não sou pastor nem comentarista, mas me senti a vontade para opinar. O medo toma o lugar do amor e do amor pouco se fala, se transformou em utopia entre as pessoas.
Deus os abençoe grandemente e orem por mim, acabei de entrar no seminario rs rs rs rs
Abraços a todos. www.despenseirodagraca.blogspot.com

Pr. Marcos Angelo disse...

Muito boa esta indagação, Sou Pastor! Quero informar que cada caso é um caso, e que na realidade grande parte da culpa é das igrejas, que com o tempo tem perdido a visão de como obedecer aos seus lideres; não estou falando que somente existem Pastores perfeitos; longe disto! Muito pelo contrario tem muito pastor que realmente fazem um grande mau para a igreja, mas a bíblia é bem clara quando fala em obediência! Ovelha denota Pastor, e quando estes falham vão ter um grande problema com Deus; Dos pastores Deus com certeza vai cuidar, Cabe a igreja orar para que a falha dos Pastores não venha causar um mau muito grande na vida da igreja (pessoas).
Quero dar minha contribuição; os pastores têm que pedir a Deus o mesmo que Salomão pediu para cuidar do povo! Quem sabe o que é?

Anônimo disse...

Espero contribuir, sou pastor e vejo que a igreja sempre terá dificuldade para aceitar que o pastor nada mais é que um ser humano, muitas vezes cheio de limitações, mas alguém que está servindo de uma maneira e outra,o que se deve fazer é aproveitar o que ele tem de bom,qual área ele atende bem, e por aí vai, enquanto permanecer fechado esperando o próximo chegar, vai perder muito do que Deus tem pra sua vida. Cabe a cada crente ter sua própria vigilância,permanecer firme na palavra de Deus, só ela pode dar toda direção certa, assim se o tal pastor perdeu ou nunca teve sua vida com Deus, não terá ovelhas prudentes lhe seguindo, o avisado vê o mal e se esconde, o simples prossegue e cai no mal.