terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Mais um leitor / colaborador

Hoje tive a grata honra de ser convidado pelo meu amigo Klebert para fazer parte do grupo de leitores deste blog. Em seguida ele me convidou para fazer parte do distinto grupo de colaboradores do blog. Não estou seguro se ambos os grupos têm os mesmos elementos, mas isso não importa. O que importa é ter a sensação de voltar a participar de uma troca de idéias no espírito "geano".

Quando estava fazendo o meu cadastro no blog reparei que o título completo do blog é "Na Contramão da História". Por alguns minutos fiquei meditando sobre o que significa andar na contramão da história.

Ir na contramão significa ir no sentido contrário do fluxo natural. Então se a história é escrita e vivida para frente, ir na contramão significa ir para trás, ou seja, revisitar a história, estudar e analisar nossas origens. Andar na contramão tem seus riscos: você pode colidir com aqueles que vêm na direção convencionada. Mas não há retorno ou lucro se não houver risco.

No meu próximo post vou falar um pouco sobre o livro que estou lendo, "Pagan Christianity" de Frank Viola. A leitura deste livro é um convite para caminhar na contramão da história da Igreja Cristã. Durante a leitura aconselho o uso de capacete e cinto de segurança...

Obrigado pelo convite... ;)

6 comentários:

Gabriel Henríquez disse...

Meu amigo Nicotra! Que prazer tenho em ouvir notícias suas!! E que bom que você aceitou o convite de participar! Aliás, não se esqueça de dar uma lida nos posts anteriores, e contribuir com a linha de discussão já em andamento também...
É muito bom ver você por aqui!!
Um grande abraço!

Lilian disse...

Bem vindo Ricardo!!

Agora, só uma palavrinha sobre o(a) URL do blog. Eu queria que fosse só "Na Contra Mão" mesmo como o título indica, mas este(a?) URL já estava tomado(a) e tive que usar o mais longo "na contra mão da história". Agora... porque dar este nome pro blog? Isso é assunto para um post inteiro e uma longa discussão, não apenas para um curto comentário. :)

Gabriel Henríquez disse...

Oi Lily! Acho que este assunto foi comentado superficialmente nos primeiros posts, não é?

Ricardo Nicotra disse...

Grande Gabriel...

Bom é estarmos juntos novamente, virtualmente. Tenho me lembrado muito de você por estes dias, principalmente da época em que estivemos no Canadá. Estou pesquisando algumas vagas de emprego naquele país e isso me fez recordar daquela experiência que tivemos no nosso "módulo internacional".

Estou curioso para ver fotos dos seus filhos. Já devem estar grandes!

Um forte abraço.

Klebert disse...

Bem no espírito GEAno, Ricardo, questiono o seu sistema de referencia. Quem vai na contra mão esta indo para frente e todos os demais estão indo para trás... a menos que haja um sistema de referência absoluto, o que contradiz as idéias do velho Albert... ;)

Bem vindo! Muito legal ter você por aqui e já contribuindo.

Ricardo Nicotra disse...

Klebert.

Se colocarmos a referência absoluta como sendo Cristo e a Palavra de Deus devo concordar com você que ao voltarmos na história estaremos caminhando para frente já que o objetivo desta volta na história seria compreender melhor o cristianismo puro, original, conforme pregado por Cristo e vivido pelos cristãos do primeiro século.