terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Na contra mão (da história)

Bom, já que puxei o assunto num comentário ao post anterior do Ricardo, vamos ver se consigo escrever sobre ele rapidamente, já que não ando contribuindo muito por aqui apesar de ter "criado" este blog nos idos de Janeiro de 2007. :-)

Como o Gabriel comentou (e estão vendo como um blog é uma maneira maravilhosa de se dialogar?), o título do blog já foi mencionado brevemente em posts mais antigos. Por exemplo, no seu primeiro post, intitulado "Saindo da contra mão" por exemplo, o Klebert lamenta que tenha perdido a chance de ser a pessoa do ano da revista Time (que em 2006 foi "você" -- com a ilustração de uma tela de computador espelhada, querendo dizer que era quem tinha blogs e se "auto-publicava" na internet) pois ele não tinha ainda um blog. Mas não é este "na contra mão" a que eu me referia ao pensar num título para este blog.

No segundo post do Klebert (sem nenhum comentário, aliás, vocês leram?), ele chega mais perto da idéia, referindo-se ao "choque de civilizações" que encontramos hoje entre os "antigos paradigmas" religosos e as "convicções da sociedade pós-moderna" na qual estamos inseridos.

Quando pensei na idéia de um título para este blog, várias idéias me vieram à mente. Estão anotadas num papelzinho que está há quase um ano por aqui na minha mesa de computador e que agora que vou transcrevê-lo no blog, poderei finalmente (ufa!) jogá-lo fora. Aliás, espero que na discussão que se siga nós possamos decidir uma breve descrição para ser colocada sob o título do blog, que era isso que eu estava tentando elaborar em dezembro de 2006.
"Um novo tipo de cristão" (título de livro de Brian McLaren A New Kind of Christian)

"Na Contra Mão (da História) um blog coletivo para expressar idéias de quem quer discutir diálogos (construtivos) a respeito sobre a relevância de sermos cristãos (adventistas ou não) no século XXI."

"Cristãos Pensantes"
"Não é para discussões de caráter doutrinário, teológico estrito, ou comportamental"
"Thinking Christians"
os participantes contribuintes são um grupo de amigos que se conheceu através do GEA-USP de 1990-1995.

"Penso logo existo
Pensando em Religião
Relevante Relevância
Religião Pensante
GEA Virtual"
Pronto, joguei o papel fora!! Já não era sem tempo... (obrigada por ajudar-me indiretamente a arrumar minha mesa).

Mas... voltando à idéia central. O sentimento/pensamento (finalmente!! sentimentos voltaram a ser valorizados na era pós moderna, viva!!) principal que me vem à mente quando penso no mundo (não no sentido que usamos na "igreja" OK?) de hoje e tento conciliá-lo com a religião, principalmente a religião organizada, é que a mesma está indo claramente na contra-mão.
Sim, já sei o que vocês podem contra-argumentar, mas não estou querendo argumentos teológicos aqui, estou apenas querendo descobrir como fazer com que a religião possa ser algo relevante para uma pessoa que vive neste mundo de hoje onde o acesso à informação é quase que irrestrito, onde as pessoas podem estar interagindo de maneira muito mais intensa, onde a discriminação contra outras pessoas é condenada, etc., etc.

Vários livros de um autor que citei acima, Brian McLaren, abordam precisamente este assunto. Eu não li todos eles, mas parte de vários. Eles ajudam, mas continuo buscando mais respostas, particularmente de outras pessoas que tem o mesmo "background" que eu -- vocês!!

Então estamos aqui tomando parte neste multi-facetado diálogo. Mais pra frente queremos fazer pequenas resenhas de livros do Brian e outros e assim poderemos partilhar idéias e também recursos uns com os outros.

E agora... alguma sugestão para o "subtítulo" do blog? (e/ou descrição do mesmo? Pois uma descrição também pode ser colocada na margem lateral).

2 comentários:

Klebert disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Klebert disse...

Bem como a Lilian colocou, originalmente o título Na contra mão, tinha a intenção de fazer uma referência velada à igreja organizada que, na percepção de muitos, segue na contra mão da história preservando em formol uma visão de mundo que está em rota de colisão com a visão pós-moderna prevalente. Esta idéia não exclui a interpretação do Ricardo em seu post inaugural onde ele entende que nós, blogueiros e audiência, somos os que trafegam na contra-mão ao revisitar velhos conceitos perdidos na história.

Refletindo um pouco melhor, concluo que o cristianismo autêntico que pessoalmente busco pode estar simultaneamente em rota de colisão com a sociedade pós-moderna e com a cristandade moderna. Aqui surge um probleminha de geometria analítica para os exatóides de plantão: se B trafega na contra-mão de A, e C trafega na contra-mão de B, poderia C trafegar também na contra-mão de A?

Piadinhas GEAnas à parte, sugeriria que por hora preservásemos o ar elusivo do título do blog não lhe acrescentando um subtítulo interpretativo que restringiria o objetivo que pretendemos alcançar com o blog: a circulação livre de idéias [velhas, novas, originais, plagiadas, subversivas, paradoxais, etc, etc, etc] entre pessoas comprometidas em viver um cristianismo relevante no mundo atual. Ou talvez, criar um subtítulo igualmente vago e aberto a múltiplas interpretações.