terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Pra quê serve a igreja?

Reencetando a discussão levantada pelo Klebert e continuada pelo Gabriel e me desculpando pela mudança de assunto do último post, fico aqui me perguntando: pra que serve a igreja? Conheço algumas pessoas, geralmente um pouco mais velhas, que se abstém de ir a uma igreja e dizem que sua religião, ou seja, seu "relacionamento direto com Deus", vai muito bem, obrigado. As razões pelas quais largam a congregação são várias: deslizes morais de membros dela, falta de conteúdo, estreiteza de idéias e horizontes, preconceitos, mágoas pessoais, etc.

A visão me incomoda profundamente, porque não consigo enxergar no Deus descrito na Bíblia a tendência isolacionista que justificaria a tomada de atitude dessas pessoas. Deus é social e somos feitos a Sua imagem e semelhança. Isso tem um sem-número de chatices e desconfortos. É verdade. Nossos maiores traumas, tristezas e decepções estão ligados a pessoas, fatalmente. Mas também é verdade que nossas maiores alegrias também estão associadas a pessoas. Tentar fugir a esse dualismo vai nos privar de coisas muito boas.

Coisas, aliás, inventadas pelo próprio Deus. Na Bíblia, Ele compara a igreja a um exército, a uma família, a um corpo, a uma árvore, a uma casa... Cada exemplo desse encerra uma lista de prós e contras, mas não esconde que esse exército é comandado por Ele, essa família e esse corpo são encabeçados por Ele, essa árvore foi plantada por Ele e essa casa foi contruída por Ele.

Pode ser metafísico demais e não responder à questão (não era mesmo essa minha pretensão), mas a verdade é que, por haver aprendido a gostar de Deus e de Sua presença, quero estar no exato lugar onde Ele quer que Eu esteja, ainda que haja goteiras e as pessoas me olhem e me julguem de forma injusta, cruel até.

A igreja serve para muitas coisas. Mas principalmente, para eu me sentir útil. Quem pára, retrocede.

3 comentários:

Klebert disse...

Questão semântica a ser resolvida antes de prosseguir: o que estamos chamando de igreja? a religião institucionalizada? um grupo de crentes uma regra de fé? o povo de Deus "invisível"?

Por que é importante? pois se você diz que Deus plantou, construiu, etc, a igreja, muita gente se sentirá desconfortável, não excluíndo o amigo do Gabriel...

Gabriel Henríquez disse...

Excelente questão Klebert!! O que é que estamos assumindo como igreja? Eu tenho uma pergunta cuja resposta reativa (aquela que primeiro vem à nossa mente) define a metáfora que mais influencia nossa atitude em relação ao que chamamos de igreja. A pergunta é : "Pertencer à igreja é essencial para salvação?" Não interessa a resposta, mas sim as premissas assumidas para a resposta...

Gabriel Henríquez disse...

Marcão, eu não me lembro da Igreja ser comparada a um exército... mas do cristão ser comparada a um soldado. Tou enganado? São coisa bem diferentes.